Vida Acadêmica | Pós Graduação

CARTEIRINHA DE ESTUDANTE

A retirada da Carteirinha é realizada na Secretaria de Pós-graduação da Escola ou Câmpus no primeiro dia de aula.

Para estudantes de cursos Online, a carteirinha será enviada via correio

 

APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

O estudante devidamente matriculado no curso de Pós-graduação Lato Sensu da PUCPR poderá requerer aproveitamento de disciplina desde que cursadas também em programas Lato Sensu, na PUCPR ou em outra Instituição de Ensino Superior credenciada pelo MEC, quando houver equivalência de 75% da carga horária e de 80% do conteúdo e alinhamento entre os objetivos das disciplinas.

Nesse caso, a disciplina não pode ter sido cursada há mais de 2 anos, a contar da data de término do curso no histórico escolar ou documento equivalente da instituição de ensino na qual o curso foi realizado.

Os critérios para o aproveitamento serão avaliados pelo coordenador do curso, sendo que o limite de aproveitamento não poderá ultrapassar 50% do total da carga horária do curso para alunos PUCPR e 25% do total da carga horária do curso para alunos de outras instituições de ensino. O prazo para solicitar aproveitamento de disciplina é de até 45 dias corridos do início do curso e para estudantes que realizaram a matrícula posterior à data de início do curso, o prazo para a solicitação são 20 dias corridos após a matrícula.

A solicitação deve ser realizada via Sistema Acadêmico (Webaluno) > Menu > Protocolo, a abertura do protocolo gera uma taxa de cobrança para essa solicitação.

 

 BOLETOS DAS MENSALIDADES

Para ter acesso aos boletos das mensalidades e ao contrato de prestação de serviços educacionais, o estudante deverá acessar com o seu login e senha o Sistema Acadêmico (Webaluno) > Menu > Posição Financeira.

 

MIGRAÇÃO DE CURSO

 A migração de um curso que o estudante esteja matriculado para outro curso que o estudante tenha interesse, pode ser solicitada até 30 dias do início das aulas do curso de origem e de destino. Após esse período não é possível realizar a migração para outro curso de pós-graduação.

 

ENSALAMENTO

 As salas ou laboratórios em que ocorrerão cada aula dos cursos de Pós-Graduação serão disponibilizados pelo link https://magister.pucpr.br/ensalamento

Este link é atualizado periodicamente e os estudantes devem consultá-lo um dia antes da aula para confirmar o local.

 

 PESQUISA DE SATISFAÇÃO

No processo de avaliação e melhoria contínua da Pós-Graduação, os estudantes serão convidados a participar de dois tipos de pesquisas de satisfação:

a) Pesquisa de Satisfação por Módulo: ocorre ao final de cada disciplina do curso e é disponibilizada por meio de um QR Code e link de acesso divulgados pelo professor. A pesquisa contempla assuntos relacionados ao desenvolvimento da disciplina, do professor, organização e infraestrutura da PUCPR.

b) Pesquisa Global da Pós: ocorre uma vez ao ano e mede o índice de satisfação do estudante considerando todo o ciclo acadêmico na PUCPR. É enviada por e-mail ao estudante. Outras avaliações podem ser aplicadas ao longo do curso. Os resultados das pesquisas são analisados pelos coordenadores dos cursos e pela Diretoria de Educação Continuada e transformados em planos de ação de melhoria.

 

REPOSIÇÃO DE DISCIPLINAS

A reposição gratuita ocorre quando a PUCPR tem oferta da disciplina disponível para troca no Sistema Acadêmico (Webaluno), essa troca deve ser realizada com 10 dias de antecedência da data da disciplina. Dessa forma, respeitando o prazo, não haverá cobrança ao estudante

Quando o estudante perde o prazo para troca da disciplina, haverá cobrança financeira para a reposição proporcional a carga horária da disciplina.

O custo dessa reposição é proporcional a carga horária da disciplina.

O estudante tem o prazo máximo de até 2 anos para concluir a reposição para finalizar o curso.

A PUCPR não se obriga a reofertar cursos de Pós-Graduação ou disciplinas que tenham sido regularmente ofertados e tenham sido perdidos, seja por falta, abandono ou reprovação.

 

CERTIFICAÇÃO

Para obter o certificado de Pós-Graduação o estudante deverá ser aprovado em todas as disciplinas, respeitando o percentual mínimo de presença (75% em cada disciplina nos cursos presenciais) e a nota mínima para aprovação (média mínima de 7,0 em todas as disciplinas), ser aprovado no TCC (para os cursos em que está previsto no Projeto Pedagógico) e ter entregue a documentação exigida na matrícula.

O certificado deve ser retirado na PUCPR pelo próprio estudante. Para estudantes de cursos Online, deve ter uma autorização para o envio do certificado via Correios, em um prazo de aproximadamente 150 dias após o término do curso.

 

CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

Caso o estudante necessite solicitar o Cancelamento da Matrícula, deverá abrir um Atendimento online, no site www.pucpr.br e acionar o chat solicitando o cancelamento (atendimento MARI).

A solicitação seguirá por um trâmite até o financeiro oficializar o cancelamento. No caso de cancelamento do curso, o saldo residual a ser pago pelo estudante será calculado com base na prestação de serviço, considerando a data inicial e a data final do curso e, ainda, o plano de pagamento que é desvinculado do período de duração da prestação do serviço.

No momento do cancelamento, o estudante encerrará definitivamente o seu vínculo com a PUCPR, perdendo todos os direitos do estudante de Curso de Especialização.

Caso o estudante solicite o cancelamento até 7 (sete) dias antes do início do curso, terá direito à devolução do percentual de 90% do valor pago a título de matrícula, conforme dispõe a Lei 17.485/2013. Após este prazo, não haverá devolução.