Chegou a hora de incluir e excluir disciplinas para organizar a sua grade para esse semestre.
O Ajuste é liberado gradualmente para cada escola de acordo com o Calendário Acadêmico 2025:
- 20/01: Ajuste Acadêmico – Escola de Belas Artes, Escola de Medicina e
Ciências da Vida, Escola de Negócios, Câmpus Londrina e Câmpus Toledo - 21/01: Ajuste Acadêmico – Escola de Direito, Escola de Educação e
Humanidades e Escola Politécnica
É importante lembrar que o Ajuste Acadêmico é liberado em até 3 dias úteis após o pagamento do boleto de rematrícula*
*Caso o estudante tenha realizado a rematrícula tardia (após o vencimento do dia 06 de janeiro) atente-se para o prazo de confirmação de pagamento e para o prazo de liberação do sistema de ajuste acadêmico.
- Caso tenha dificuldades para realizar seu ajuste de forma autônoma, poderá comparecer presencialmente no SIGA do seu Câmpus ou abrir um protocolo.
- Para abrir um protocolo de dispensa de disciplina, equivalências, mudanças e solicitação de vagas – atente-se ao prazo descrito no protocolo para finalização da solicitação.
- Para consultar o horário das disciplinas que não estão em sua grade, acesse o Magister – confira o tutorial TUTORIAL MAGISTER – 2024.2
PUCPR, estou com dúvida de como realizar o ajuste, o que faço?
Após o pagamento da rematrícula e confirmação de contrato, no calendário definido por Escola/Câmpus – o estudante deverá acessar o WebAluno – e no MENU – Acesse Rematrícula Graduação / Ajuste Acadêmico.
Na tela do Ajuste Acadêmico, você poderá conferir a sugestão de horário e grade de disciplinas para seu período/curso. É imprescindível que você confira atentamente a sua grade de disciplinas e horários sugeridos.
Caso sua grade esteja correta, não é necessário realizar nenhuma ação de ajuste.
Incentivamos que o estudante realize seu ajuste acadêmico de forma autônoma, direto pelo WebAluno, garantindo sua vaga na disciplina escolhida, assim como nesse modelo, é possível verificar sua grade horária para o semestre e previsão dos valores das próximas mensalidades.
- Quantas disciplinas é possível incluir na grade?
As disciplinas ofertadas estão de acordo com a Matriz do seu curso, assim como as disciplinas eletivas – que são previamente definidas pelo Curso de acordo com as competências e formações propostas. Reforçamos que as disciplinas possuem limite de vagas.
- Até quando posso realizar o ajuste acadêmico?
Até o dia 19 de março, todavia, realize o ajuste acadêmico antes desse momento.
IMPORTANTE: Lembre-se, as disciplinas têm limite de vagas e as aulas começam no dia 24 de fevereiro. Com ajustes realizados tardiamente, o impacto financeiro em sua semestralidade varia de acordo com a inclusão e exclusão de disciplinas dentro das datas de processamento financeiro da mensalidade. (Confira mais informações no ícone Boleto Pós-Ajuste)
PERGUNTAS FREQUENTES
- Eu paguei o boleto de rematrícula, mas a tela de Ajuste Acadêmico ainda não aparece para mim?
R: É necessário aguardar o processamento do seu pagamento, que pode demorar até 3 dias úteis. - Quero incluir uma disciplina eletiva
R: Todas as disciplinas eletivas disponíveis para o seu curso são possíveis de serem inseridas durante o ajuste diretamente no WebAluno, sem necessidade de abrir protocolo para inclusão.
Caso não encontre a eletiva que tem interesse, ela não está disponível para sua grade/curso e sugerimos que avalie as opções já existentes.
- A disciplina que eu tenho interesse possui algum tipo de requisito e quando selecionada, consta como ERRO, o que eu faço?
R: Se a disciplina escolhida possui algum requisito para poder cursá-la, é obrigatório cumprir o requisito indicado para assim conseguir selecioná-la. Ex: Só é possível cursar Cálculo II após ter cursado a disciplina Cálculo I – confira aqui o que é cada um dos requisitos. - A disciplina que eu quero me matricular não tem vaga disponível, o que faço?
R: Você pode recorrer ao atendimento presencial ou protocolo, para que possamos analisar a viabilidade de aumento de vagas na disciplina escolhida - A disciplina que eu quero me matricular está dando erro de conflito de horário:
R: Isso aconteceu porque você selecionou mais de uma disciplina no mesmo horário. Nesse caso você deve escolher apenas uma das disciplinas para permanecer nesse horário. - Quem pode realizar os ajustes acadêmicos?
R: Estão aptos a realizar o ajuste acadêmico os estudantes veteranos (a partir do 2º período) ou transferidos e que estão com a matrícula confirmada. Caso você não tenha confirmado sua matrícula, acesse o Portal do Aluno e imprima a via do boleto de rematrícula. É importante lembrar que o seu Ajuste Acadêmico será liberado em até 3 dias úteis do pagamento do boleto com vencimento em julho/2024. - Como faço para incluir ou excluir disciplinas?
R: Os passos para inclusão e exclusão de disciplinas em sua matrícula estão descritos no TUTORIAL AJUSTE ACADÊMICO – 2024.2. Antes de excluir uma disciplina para a inclusão de outra, é recomendável que sejam analisadas as possibilidades de horário/turma, para não perder a vaga na disciplina já matriculada. - Estudantes que possuem algum tipo de bolsa/financiamento que subsidie 100% podem incluir disciplinas optativas e com custo adicional?
R: A inclusão de disciplinas optativas que não fazem parte de sua grade/curso poderão gerar um custo adicional do que está coberto pela bolsa. Esse valor será cobrado a parte com o valor daquela disciplina. - Como faço para saber quanto ficou minha mensalidade após a inclusão ou exclusão das disciplinas?
R: Após finalizar seu ajuste acadêmico clique em “Simular Ajuste”. O sistema irá mostrar o valor da sua mensalidade com os ajustes realizados. - Como eu faço para saber qual o protocolo de vagas devo abrir no meu caso?
R: Se a disciplina que precisa de vaga para inclusão está sendo ofertada a partir do 2º período do curso, abrir o protocolo de Ajuste Acad.: Solicitação de vagas Demais Períodos.
Caso a disciplina requerida seja ofertada somente no 1º período, então o protocolo correto é: Ajuste Acad.: Solicitação de vagas – 1º Período - Sou de matriz antiga e a disciplina que preciso cursar não está habilitada em meu WebAluno, como faço?
R: Para que seja habilitado a equivalência da disciplina que já não tem mais oferta na Instituição, o protocolo correto desta solicitação é: Ajuste Acad.: Equivalência de Disciplina - Cursei uma disciplina em outra IES ou em outro curso da PUCPR e acredito que seja semelhante a uma disciplina do meu curso atual, como devo proceder?
R: Esta solicitação trata-se de um aproveitamento ou dispensa de disciplina. Caso a disciplina que cursou seja de outra Instituição de Ensino Superior (IES), você deverá abrir o protocolo de Ajuste Acad.: Aproveitamento de Disciplinas (calouro – caso esteja no 1º período do curso ou; veterano – caso esteja cursando a partir do 2º período).
Neste protocolo deverá anexar seu histórico escolar com aprovação, ementa da disciplina e em casos em que são atribuídos conceito no lugar da nota, anexar também o sistema de avaliação. Se a disciplina que deseja dispensa foi cursada na PUCPR, deverá anexar o histórico escolar com aprovação da disciplina em questão.
Em ambos os casos, o estudante deve detalhar sua solicitação, indicando a disciplina em que deseja que seja verificado a similaridade para dispensa, período em que ela se encontra no curso e qual disciplina do documento anexo é o objeto de análise.