Ajustes Acadêmicos

Chegou a hora de incluir e excluir disciplinas para organizar a sua grade para esse semestre.

O Ajuste é liberado gradualmente para cada escola de acordo com o Calendário Acadêmico 2025:

  • 20/01: Ajuste Acadêmico – Escola de Belas Artes, Escola de Medicina e
    Ciências da Vida, Escola de Negócios, Câmpus Londrina e Câmpus Toledo 
  • 21/01: Ajuste Acadêmico – Escola de Direito, Escola de Educação e
    Humanidades e Escola Politécnica

É importante lembrar que o Ajuste Acadêmico é liberado em até 3 dias úteis após o pagamento do boleto de rematrícula*

*Caso o estudante tenha realizado a rematrícula tardia (após o vencimento do dia 06 de janeiro) atente-se para o prazo de confirmação de pagamento e para o prazo de liberação do sistema de ajuste acadêmico.

 

  • Caso tenha dificuldades para realizar seu ajuste de forma autônoma, poderá comparecer presencialmente no SIGA do seu Câmpus ou abrir um protocolo.
  • Para abrir um protocolo de dispensa de disciplina, equivalências, mudanças e solicitação de vagas – atente-se ao prazo descrito no protocolo para finalização da solicitação.
  • Para consultar o horário das disciplinas que não estão em sua grade, acesse o Magister  – confira o tutorial TUTORIAL MAGISTER – 2024.2

 

PUCPR, estou com dúvida de como realizar o ajuste, o que faço?

Após o pagamento da rematrícula e confirmação de contrato, no calendário definido por Escola/Câmpus – o estudante deverá acessar o WebAluno – e no MENU – Acesse Rematrícula Graduação / Ajuste Acadêmico.

Na tela do Ajuste Acadêmico, você poderá conferir a sugestão de horário e grade de disciplinas para seu período/curso. É imprescindível que você confira atentamente a sua grade de disciplinas e horários sugeridos. 

Caso sua grade esteja correta, não é necessário realizar nenhuma ação de ajuste.

Incentivamos que o estudante realize seu ajuste acadêmico de forma autônoma, direto pelo WebAluno, garantindo sua vaga na disciplina escolhida, assim como nesse modelo, é possível verificar sua grade horária para o semestre e previsão dos valores das próximas mensalidades.

  • Quantas disciplinas é possível incluir na grade? 

As disciplinas ofertadas estão de acordo com a Matriz do seu curso, assim como as disciplinas eletivas – que são previamente definidas pelo Curso de acordo com as competências e formações propostas. Reforçamos que as disciplinas possuem limite de vagas.

 

  • Até quando posso realizar o ajuste acadêmico?

Até o dia 19 de março, todavia, realize o ajuste acadêmico antes desse momento.

IMPORTANTE: Lembre-se, as disciplinas têm limite de vagas e as aulas começam no dia 24 de fevereiro. Com ajustes realizados tardiamente, o impacto financeiro em sua semestralidade varia de acordo com a inclusão e exclusão de disciplinas dentro das datas de processamento financeiro da mensalidade. (Confira mais informações no ícone Boleto Pós-Ajuste)

 

PERGUNTAS FREQUENTES

  • Eu paguei o boleto de rematrícula, mas a tela de Ajuste Acadêmico ainda não aparece para mim?
    R: É necessário aguardar o processamento do seu pagamento, que pode demorar até 3 dias úteis.
  • Quero incluir uma disciplina eletiva 
    R: Todas as disciplinas eletivas disponíveis para o seu curso são possíveis de serem inseridas durante o ajuste diretamente no WebAluno, sem necessidade de abrir protocolo para inclusão.

Caso não encontre a eletiva que tem interesse, ela não está disponível para sua grade/curso e sugerimos que avalie as opções já existentes.

  • A disciplina que eu tenho interesse possui algum tipo de requisito e quando selecionada, consta como ERRO, o que eu faço?
    R: Se a disciplina escolhida possui algum requisito para poder cursá-la, é obrigatório cumprir o requisito indicado para assim conseguir selecioná-la. Ex: Só é possível cursar Cálculo II após ter cursado a disciplina Cálculo I  – confira aqui o que é cada um dos requisitos.
  • A disciplina que eu quero me matricular não tem vaga disponível, o que faço?
    R: Você pode recorrer ao atendimento presencial ou protocolo, para que possamos analisar a viabilidade de aumento de vagas na disciplina escolhida
  • A disciplina que eu quero me matricular está dando erro de conflito de horário:
    R: Isso aconteceu porque você selecionou mais de uma disciplina no mesmo horário. Nesse caso você deve escolher apenas uma das disciplinas para permanecer nesse horário.
  • Quem pode realizar os ajustes acadêmicos?
    R: Estão aptos a realizar o ajuste acadêmico os estudantes veteranos (a partir do 2º período) ou transferidos e que estão com a matrícula confirmada. Caso você não tenha confirmado sua matrícula, acesse o Portal do Aluno e imprima a via do boleto de rematrícula. É importante lembrar que o seu Ajuste Acadêmico será liberado em até 3 dias úteis do pagamento do boleto com vencimento em julho/2024.
  • Como faço para incluir ou excluir disciplinas?
    R: Os passos para inclusão e exclusão de disciplinas em sua matrícula estão descritos no TUTORIAL AJUSTE ACADÊMICO – 2024.2. Antes de excluir uma disciplina para a inclusão de outra, é recomendável que sejam analisadas as possibilidades de horário/turma, para não perder a vaga na disciplina já matriculada.
  • Estudantes que possuem algum tipo de bolsa/financiamento que subsidie 100% podem incluir disciplinas optativas e com custo adicional?
    R: A inclusão de disciplinas optativas que não fazem parte de sua grade/curso poderão gerar um custo adicional do que está coberto pela bolsa. Esse valor será cobrado a parte com o valor daquela disciplina.
  • Como faço para saber quanto ficou minha mensalidade após a inclusão ou exclusão das disciplinas?
    R: Após finalizar seu ajuste acadêmico clique em “Simular Ajuste”. O sistema irá mostrar o valor da sua mensalidade com os ajustes realizados.
  • Como eu faço para saber qual o protocolo de vagas devo abrir no meu caso?
    R: Se a disciplina que precisa de vaga para inclusão está sendo ofertada a partir do 2º período do curso, abrir o protocolo de Ajuste Acad.: Solicitação de vagas Demais Períodos.
    Caso a disciplina requerida seja ofertada somente no 1º período, então o protocolo correto é: Ajuste Acad.: Solicitação de vagas – 1º Período
  • Sou de matriz antiga e a disciplina que preciso cursar não está habilitada em meu WebAluno, como faço?
    R: Para que seja habilitado a equivalência da disciplina que já não tem mais oferta na Instituição, o protocolo correto desta solicitação é: Ajuste Acad.: Equivalência de Disciplina
  • Cursei uma disciplina em outra IES ou em outro curso da PUCPR e acredito que seja semelhante a uma disciplina do meu curso atual, como devo proceder?
    R: Esta solicitação trata-se de um aproveitamento ou dispensa de disciplina. Caso a disciplina que cursou seja de outra Instituição de Ensino Superior (IES), você deverá abrir o protocolo de Ajuste Acad.: Aproveitamento de Disciplinas (calouro – caso esteja no 1º período do curso ou; veterano – caso esteja cursando a partir do 2º período).
    Neste protocolo deverá anexar seu histórico escolar com aprovação, ementa da disciplina e em casos em que são atribuídos conceito no lugar da nota, anexar também o sistema de avaliação. Se a disciplina que deseja dispensa foi cursada na PUCPR, deverá anexar o histórico escolar com aprovação da disciplina em questão.
    Em ambos os casos, o estudante deve detalhar sua solicitação, indicando a disciplina em que deseja que seja verificado a similaridade para dispensa, período em que ela se encontra no curso e qual disciplina do documento anexo é o objeto de análise.