Ajustes Acadêmicos

A partir do dia 17 de janeiro de 2022 inicia-se o período de Ajuste Acadêmico. Nessa etapa será possível incluir e excluir disciplinas para organizar a sua grade para o próximo semestre.

O Ajuste é liberado gradualmente para cada escola de acordo com o calendário abaixo:

17/01(Segunda-Feira) |  Escola de Educação e Humanidades, Negócios, Direito e Câmpus Londrina e Toledo

18/01 (Terça-Feira) | Escola de Belas Artes e Escola Politécnica

19/01 (Quarta-Feira) | Escola de Medicina e Ciências da Vida

 

É importante lembrar que o Ajuste Acadêmico é liberado em até 3 dias úteis após o pagamento do boleto de rematrícula*

*Caso o estudante tenha realizado a rematrícula tardia (após o vencimento do dia 06 de janeiro) atente-se para o prazo de confirmação de pagamento e para o prazo de liberação do sistema de ajuste acadêmico.

Para estudantes que possuem algum tipo e bolsa/financiamento integral e suas mensalidade subsidiadas 100%, o ajuste acadêmico é liberado automaticamente nas datas do calendário acima, após a confirmação do contrato.

 

Como realizar o ajuste acadêmico?

Após o pagamento da rematrícula e confirmação de contrato, no calendário definido por Escola/Câmpus – o estudante deverá acessar o WebAluno – e no MENU – Acesse Rematrícula Graduação / Ajuste Acadêmico.

Na tela do Ajuste Acadêmico, você poderá conferir a sugestão de horário e grade de disciplinas para seu período/curso.

Caso queira confirmar a grade sugerida, é só seguir o passo-a-passo na tela, simular o ajuste, conferir os horários, e finalizar o processo.

Incentivamos que o estudante realize seu ajuste acadêmico de forma autônoma, direto pelo WebAluno, garantindo sua vaga na disciplina escolhida, assim como nesse modelo, é possível verificar sua grade horária para o semestre e previsão dos valores das próximas mensalidades.

Para incluir/excluir disciplinas da sua grade – confira o passo-a-passo nos tutoriais disponíveis aqui:

Tutorial de Ajuste Acadêmico 

Tutorial para abertura de protocolo

Tutorial de agendamento para atendimento online para auxiliar durante os ajustes 

 

Preciso de ajuda para realizar os ajustes acadêmico, o que eu faço?

Caso precise de ajuda para realizar os ajustes, verificar as disciplinas disponíveis, horários e demais dúvidas, neste período será disponibilizado o atendimento online mediante agendamento, confira os horários abaixo:

Clique aqui para acessar a agenda

Horário de Atendimento:

Atendimento Online Agendado:
17/01 a 18/03: 09h às 12h e das 13h30 às 17h30

Tempo de atendimento: 40min por estudante

 

Quantas disciplinas é possível incluir na grade? 

As disciplinas ofertadas estão de acordo com a Matriz do seu curso, assim como as disciplinas eletivas – que são previamente definidas pelo Curso de acordo com as competências e formações propostas.

Reforçamos que as disciplinas possuem limite de vagas, assim como algumas possuem requisitos/pré-requisitos – confira aqui o que é cada um deles.

Para a graduação presencial, as aulas se iniciam no dia 03 de março, de modo presencial, sempre atentando-se às definições, decretos e medidas de segurança das secretarias de saúde e entidades governamentais. Confira o calendário acadêmico aqui. 

 

*Estudantes que possuem algum tipo de bolsa/financiamento que subsidie 100%, a inclusão de disciplinas optativas que não fazem parte de sua grade/curso poderão gerar um custo adicional do que está coberto pela bolsa. Esse valor será cobrado a parte com o valor daquela disciplina. 

**Estudantes do Câmpus Maringá transferidos para o Câmpus Londrina, saiba mais sobre o processo de transferência e confira outras informações aqui.

PERGUNTAS FREQUENTES

Eu paguei o boleto de rematrícula, mas a tela de Ajuste Acadêmico ainda não aparece para mim?
R: É necessário aguardar o processamento do seu pagamento, que pode demorar até 3 dias úteis

Quero incluir uma disciplina eletiva ofertada em outra escola
R: Você deve aguardar a abertura do ajuste da escola que está ofertando a disciplina. Após a abertura, caso a disciplina escolhida não esteja cadastrada em sua matriz, você deve recorrer ao atendimento agendado/protocolo, solicitando a inclusão, que iremos verificar com a coordenação de curso se a solicitação pode ser atendida

A disciplina que eu quero me matricular não tem vaga disponível?
R: Você pode recorrer ao atendimento agendado/protocolo, para que possamos analisar a viabilidade de aumento de vagas na disciplina escolhida.

A disciplina que eu quero me matricular está dando erro de conflito de horário:
R: Isso aconteceu porque você selecionou mais de uma disciplina no mesmo horário. Nesse caso você deve escolher apenas uma das disciplinas para permanecer nesse horário.

Quem pode realizar os ajustes acadêmicos?
R: Estão aptos a realizar o ajuste acadêmico os estudantes veteranos (a partir do 2º período) ou transferidos e que estão com a matrícula confirmada. Caso você não tenha confirmado sua matrícula, acesse o Portal do Aluno e imprima a via do boleto de rematrícula. É importante lembrar que o seu Ajuste Acadêmico será liberado em até 3 dias úteis do pagamento do boleto com vencimento em janeiro/2022.

Como faço para incluir ou excluir disciplinas?
R: Os passos para inclusão e exclusão de disciplinas em sua matrícula estão descritos no Tutorial de Ajuste Acadêmico, clique aqui para acessá-lo. Antes de excluir uma disciplina para a inclusão de outra, é recomendável que sejam analisadas as possibilidades de horário/turma, para não perder a vaga na disciplina já matriculada.

Como faço para saber quanto ficou minha mensalidade após a inclusão ou exclusão das disciplinas?
R: Após finalizar seu ajuste acadêmico clique em “Simular Ajuste”. O sistema irá mostrar o valor da sua mensalidade com os ajustes realizados.

Se eu não conseguir realizar o autoatendimento, bem como atendimento agendado, quais informações são necessárias para que eu possa abrir um protocolo?
R: Para os casos de inclusão ou exclusão de disciplina Regular ou Eletiva é necessário informar: Nome da disciplina / Curso de origem da disciplina / Turno / Período / Horários de aula. Essas informações, podem ser consultadas no sistema Magister (http://magister.pucpr.br/). Você também poderá tirar um print da tela com as informações e anexar no protocolo.