logo_jornada_de_matricula.png

01 – BOLETO DE MATRÍCULA

Atenção, atenção! 

Em primeiro lugar, PARABÉNS pela sua aprovação! 

Agora vamos ao que interessa –  falta muito pouco para garantir sua vaga e fazer parte da PUCPR!

O primeiro passo é o pagamento da matrícula, que é a primeira mensalidade, e garante a confirmação do seu ingresso na universidade e a liberação de acesso ao sistema acadêmico, às aulas e aos demais serviços universitários. 

Abaixo você confere como efetuar o pagamento do boleto de matrícula de acordo com a sua forma de ingresso: 

  • Ingresso pelo Vestibular, Agendado ou Enem

O boleto de matrícula pode ser acessado através do Portal do Candidato, com o e-mail e senha cadastrados na inscrição para o processo seletivo.

No Portal do Candidato, selecione a sua inscrição e clique em “Pagamento”, no canto superior direito da tela.

Você será redirecionado a outra tela, em que poderá realizar o aceite no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e o Pagamento da Matrícula.

 

Ao selecionar a opção “Clique aqui para efetuar o aceite do contrato”, você será direcionado para o Contrato de Prestação de Serviços educacionais, leia-o atentamente. Caso seja menor de idade, você deverá indicar um responsável legal, preencher as informações abaixo e clicar em “Enviar” para disparar o e-mail para o responsável realizar o aceite do contrato.

Se o responsável legal for o mesmo que o responsável financeiro, você deverá deixar marcado a opção abaixo.

Se o responsável legal não for o responsável financeiro, você deverá desmarcar a opção “O Responsável Financeiro é o Mesmo que o Responsável Legal?”, preencher as informações abaixo e clicar em “Enviar” para disparar o e-mail para o responsável financeiro realizar o aceite do contrato de prestação de serviços educacionais.

Após isso, você deverá marcar a opção de declaração de conclusão do Ensino Médio e clicar em “ACEITO’’.

Para estudante maior de idade, se você for o seu responsável financeiro, deverá deixar marcado a opção de “ O responsável financeiro sou eu mesmo”, marcar a opção de declaração de conclusão de ensino médio e dar aceite ao seu contrato.


Caso não seja o seu próprio responsável financeiro, você deverá desmarcar a opção de “O responsável financeiro sou eu mesmo”, preencher as informações do campo “QUEM É O SEU RESPONSÁVEL FINANCEIRO”, clicar em enviar, marcar a declaração de conclusão de ensino médio e clicar em “ACEITO”.

Após o aceite, você terá acesso as opções de pagamento.

Atenção:  Caso você tenha indicado responsável legal e/ou financeiro e selecione a opção de pagamento em boleto, ao finalizar sua inscrição, salve o boleto em sua máquina, pois ele só voltará a ficar disponível após o aceite do contrato pelos responsáveis.


Caso você não tenha dado aceite no contrato, precisará imprimir, assinar, coletar assinatura dos responsáveis legal e financeiro (se for o caso) e entregar junto aos demais documentos de matrícula de forma digital (Etapa 3).

Para estudantes que realizaram o aceite, a opção para imprimir o seu contrato só ficará disponível após o aceite do responsável legal/financeiro dentro do Webcandidato. Caso você precise fazer a reimpressão do seu contrato, acesse o WebAluno no menu “Posição Financeira”.

 

  • Ingresso via Transferência, Diplomados, Reabertura

Após a análise da solicitação e validação de documentos encaminhados na inscrição, o candidato receberá o retorno pelo e-mail cadastrado. Com esse parecer, quando aprovado, receberá também o boleto referente à mensalidade, assim como o contrato de prestação de serviço (exceto para estudantes que realizaram a reabertura) e as informações referentes ao período que irá ingressar no curso escolhido.

 

  • Ingresso via ProUni e FIES

O candidato ingressante via ProUni é comunicado por e-mail referente às suas solicitações. Em caso de dúvidas, mais informações podem ser acessadas aqui.

O ingressante via FIES acompanha suas solicitações pela plataforma do SisFies e pode consultar dúvidas e mais informações aqui.

 

 

 

 Ir para a etapa 02 >